top of page
Buscar

Terei folga nos dias de jogo do Brasil na copa do Mundo?

  • Foto do escritor: Evelyn Arnaut
    Evelyn Arnaut
  • 10 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Faltam exatamente dez dias para o início da Copa do Mundo. Você já deve estar entrando no clima e, provavelmente, se perguntando: Nos dias de jogo terei folga ou poderei sair mais cedo, ou ainda, ao menos, assistir à partida e voltar ao trabalho depois?


Lamentamos informar mas os dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não serão feriados e as empresas têm a prerrogativa de liberar ou não seus empregados para acompanhar as partidas.


Felizmente, é mais que comum que os empregadores não ignorem o amor de grande parte dos brasileiros por sua seleção de futebol. Assim, as empresas podem, por exemplo, realizar acordos individuais. Fica a critério delas liberar os empregados, desde que compensem as horas folgadas com trabalhadas. Elas podem, inclusive, utilizar o banco de horas.


É muito comum também as empresas estipularem um horário de trabalho diferenciado nos dias de jogo. A jornada pode começar mais cedo, mais tarde, ser interrompida ou até ser encerrada antes do horário do jogo. O empregador pode alterar o expediente em até, no máximo, duas horas, a fim de respeitar o limite máximo de 10 horas de trabalho por dia.


Também não raramente algumas empresas optam por disponibilizar um televisor ou telão no ambiente de trabalho. Neste caso, não é descontado tempo do empregado, visto que ele ficou à disposição da empresa.


Caso o empregador e o empregado, no entanto, não entrem em um acordo, o dia de jogo da Seleção Canarinho será considerado um dia normal de trabalho. Logo, se o funcionário se recusar a trabalhar ou faltar injustificadamente, ele poderá ter o dia descontado do salário.


Vale salientar, por fim, que se o colaborador for trabalhar alcoolizado, ele poderá ser demitido por justa causa, caso seja comprovado que não se trata de uma dependência do consumo de bebida alcoólica.


Ficou alguma dúvida? Escreva pra gente.

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page