A importância das provas num processo judicial
- Evelyn Arnaut

- 3 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Como um juiz pode verificar os fatos apresentados numa ação judicial? Se você respondeu "através das provas" é porque entende que elas guiam o magistrado em suas decisões, como observará no caso que conto a seguir.

A 2a Vara do Trabalho de São Caetano do Sul-SP determinou que uma mulher contratada como governanta devolva valores emprestados pela empregadora enquanto vigorava o contrato de trabalho.
Para tomar tal decisão, a juíza levou em consideração recibos de depósitos feitos e despesas em cartão de crédito anexados aos autos, além de conversas de WhatsApp entre as duas mulheres. Estas ultimas, aliás, confirmaram que a contratante ajudou a empregada com empréstimos, nunca restituídos, para o pagamento de um aparelho celular, de consulta, exames, transporte por aplicativo...
Quais tipos de prova você pode usar num processo? Os meios que o nosso Código de Processo Civil especifica são as provas documentais, testemunhais e periciais; as inspeções judiciais; atas notariais; os depoimentos pessoais; a exibição de documentos; e as confissões.
Vale salientar que existem vários meios de usar o conteúdo de um arquivo digital como prova, a exemplo de um arquivo de áudio ou audiovisual e de uma fotografia. Por vezes, até o print de uma conversa por WhatsApp pode ser utilizado como meio de prova, devendo seu valor comprobatório ser apreciado no caso concreto.
Se você não tem como provar o que alega, portanto, saiba que não vale a pena entrar com um processo judicial. Ficou alguma dúvida ou gostaria de esclarecer algo em especial? Escreva pra mim.






Comentários